Data: 20/06/2013
Escolas Públicas de Educação Infantil do Sistema Municipal
de Ensino recebem estrutura informatizada para realização de diversas
atividades
Implantado no Governo Polis e Ana, o Núcleo Tecnológico Municipal
(NTM) auxilia diretamente na melhoria do ensino-aprendizagem nas Escolas
Públicas de Educação Infantil do município, onde possuem Laboratórios
de Informática equipados com acesso à internet e incentivo de utilização
do semanalmente. Além disso, todos os professores participam do
Programa Um Computador por Educador (PROUCE). A rede wireless está sendo
instalada para que as pesquisas na internet possam contribuir com o
planejamento das aulas.
Com o objetivo de auxiliar no processo de inclusão digital nas
Escolas, as Professoras Formadoras e a Técnica de Informática do Núcleo
Tecnológico Municipal estão realizando um trabalho com as turmas de Pré
B. Os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil São Cristóvão
já puderam interagir e demostraram muito interesse na atividade.
A atividade consiste em combinados e orientações para o bom uso do
LABIN – Laboratório de Informática. A história "Bom dia Todas as Cores"
foi projetada para os estudantes que depois utilizaram o aplicativo do
Linux Educacional, TuxPaint para registrar a mesma.
Segundo a Diretora de Informática Educativa da Smed Márcia Silva, “o
fato de ter uma sala com computadores não significa necessariamente ter
informatização do ensino, como não basta papel e caneta para se escrever
um bom texto. Primeiramente é preciso que exista um planejamento o qual
indicará os passos a serem seguidos. A informatização do ensino não
pode ser vista como solução para todos os problemas e nem fazer alusão
de que todas as dificuldades relacionadas ao ensino-aprendizagem estarão
sanadas, mas não podemos medir esforços para utilizar tudo o que possa
contribuir para sua melhoria”, destacou.
Porém para que neste ambiente virtual gigantesco o objetivo central
não se perca, é preciso que o professor seja um mediador e oriente o
estudante. “Assim como na vida real, a virtual também apresenta opções e
caminhos que levam o estudante a fins diversos, e é aí que o professor
deve intervir de maneira a contribuir para o desenvolvimento de valores
pessoais e sociais, levando a construção de uma consciência crítica.
Tendo por finalidade a formação de cidadãos capazes de avaliar suas
atitudes e escolhas, como também o mundo em que vivem”, explicou o
Secretário de Educação Alderi Oldra.
Ações visam aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes
Disponível em: http://www.pmerechim.rs.gov.br/noticia/7011/20-06-2013/ntm-realiza-acoes-pedagogicas-com-estudantes-de-escolas-de-educacao-infantil. Acesso em 27/06/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário