quinta-feira, junho 27, 2013

NTM realiza ações pedagógicas com estudantes de Escolas de Educação Infantil

Data: 20/06/2013
Escolas Públicas de Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino recebem estrutura informatizada para realização de diversas atividades
Implantado no Governo Polis e Ana, o Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) auxilia diretamente na melhoria do ensino-aprendizagem nas Escolas Públicas de Educação Infantil do município, onde possuem Laboratórios de Informática equipados com acesso à internet e incentivo de utilização do semanalmente. Além disso, todos os professores participam do Programa Um Computador por Educador (PROUCE). A rede wireless está sendo instalada para que as pesquisas na internet possam contribuir com o planejamento das aulas.
Com o objetivo de auxiliar no processo de inclusão digital nas Escolas, as Professoras Formadoras e a Técnica de Informática do Núcleo Tecnológico Municipal estão realizando um trabalho com as turmas de Pré B. Os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil São Cristóvão já puderam interagir e demostraram muito interesse na atividade.
A atividade consiste em combinados e orientações para o bom uso do LABIN – Laboratório de Informática. A história "Bom dia Todas as Cores" foi projetada para os estudantes que depois utilizaram o aplicativo do Linux Educacional, TuxPaint para registrar a mesma.
Segundo a Diretora de Informática Educativa da Smed Márcia Silva, “o fato de ter uma sala com computadores não significa necessariamente ter informatização do ensino, como não basta papel e caneta para se escrever um bom texto. Primeiramente é preciso que exista um planejamento o qual indicará os passos a serem seguidos. A informatização do ensino não pode ser vista como solução para todos os problemas e nem fazer alusão de que todas as dificuldades relacionadas ao ensino-aprendizagem estarão sanadas, mas não podemos medir esforços para utilizar tudo o que possa contribuir para sua melhoria”, destacou.
Porém para que neste ambiente virtual gigantesco o objetivo central não se perca, é preciso que o professor seja um mediador e oriente o estudante. “Assim como na vida real, a virtual também apresenta opções e caminhos que levam o estudante a fins diversos, e é aí que o professor deve intervir de maneira a contribuir para o desenvolvimento de valores pessoais e sociais, levando a construção de uma consciência crítica. Tendo por finalidade a formação de cidadãos capazes de avaliar suas atitudes e escolhas, como também o mundo em que vivem”, explicou o Secretário de Educação Alderi Oldra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário