A Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente, conhecida como FICAI, foi instituída em 1997 em Porto Alegre através de parceria entre: o Ministério Público, a Secretaria Estadual de Educação, a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e Conselhos Tutelares.
O objetivo da FICAI é de estabelecer o controle da infrequência e do abandono escolar de crianças e adolescentes.
A utilização dessa ferramenta facilita o fluxo de informações, agilizando o retorno do aluno infrequente, diminuindo a burocracia e possibilitando diagnosticar os motivos da infrequência.
Em 14 de agosto de 2012, o Ministério Público do RS, com a anuência dos demais parceiros,
Com o objetivo de capacitar e qualificar os envolvidos neste processo a Secretaria Municipal de Educação promoveu um encontro de formação. Na oportunidade o Secretário Municipal de de Educação Alderi Oldra ressaltou a importância do trabalho coletivo para que os encaminhamentos da FICAI sejam efetivos visando o retorno do estudante para a Escola.
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