quinta-feira, novembro 13, 2014

Informática Educativa e Ouvidoria se destacam em bons projetos públicos do RS


    O município de Erechim ganhou destaque no Prêmio Gestor Público 2014, conquistando o troféu na categoria Tecnologia da Informação, com o projeto de capacitação de professores em Informática Educativa. A premiação ocorreu na noite de terça-feira (12), na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Além do troféu para a Informática Educativa, Erechim também ganhou certificado de reconhecimento com a ouvidoria municipal.
  O Prêmio Gestor Público, promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco-RS) em parceria com a Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec), é um dos principais do Rio Grande do Sul que avalia boas práticas das administrações municipais. A premiação reconhece propostas e ações que têm impacto positivo na vida das pessoas. Ela abrange projetos de todas as áreas das administrações públicas.
   A Comissão Julgadora conta com a participação de representantes do Sindifisco-RS, da Afisvec e das entidades apoiadoras da distinção, Secretaria da Fazenda do RS, Banrisul, Assembleia Legislativa, Serpro, Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Ajuris, Fecomércio, PGQP, Famurs e Secretaria do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas. Além de Erechim, outros 85 municípios concorreram ao prêmio.
  “Fomos avaliados por uma comissão de diversas entidades, que garantem isenção plena na premiação. A avaliação para o prêmio é bastante criteriosa e realmente leva em conta projetos que melhoram a vida das pessoas. É por esse motivo que sentimos muito orgulho em ver Erechim com dois projetos em destaque. Esse é o resultado de equipes que trabalham unidas e que buscam sempre ir além”, destacou o prefeito de Erechim, Paulo Polis.
   Além dos dois projetos premiados, Erechim concorreu com outros três trabalhos: o Alvará Online, do Desenvolvimento Econômico, a Casa de Apoio: Um suporte á saúde erechinense, da Saúde, e a Educação no Campo em Jornada Ampliada: Desafios e perspectivas, da Educação. O Secretário Municipal de Educação, Alderi Oldra, falou sobre a conquista do prêmio na Informática Educativa, que é um trabalho do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), de sua pasta.
  “A conquista desse prêmio aponta que a nossa ideia educar com tecnologia está no caminho certo, de que é importante termos equipamentos modernos, termos computadores para estudantes, para professores, mas que, em primeiro lugar, precisamos capacitar nossos profissionais para que dominem essas ferramentas. Ficamos muito felizes em saber que nossa proposta está entre as melhores das que mudam a vida das pessoas”, declarou.
  Com o nome de “Novas Formas de Aprender, Novas Maneiras de Ensinar”, o projeto promove a capacitação de professores em Informática Educativa, para que usem da melhor forma os equipamentos eletrônicos que estão em todas as escolas do município, inclusive na área rural. Aperfeiçoado com o secretário Oldra, o trabalho teve início na gestão do ex-secretário de Educação, entre 2009 e 2011, e hoje secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella.
  Sobre o certificado de reconhecimento conquistado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social, com o projeto “Ouvidoria Municipal: Um Canal de Cidadania”, o secretário da pasta, Alam Comin, destacou a importância do serviço. Ele ressalta a transparência e o atendimento ao público.
  “Através da Ouvidoria o cidadão recebeu mais uma ferramenta de aproximação com o Poder Público, no qual pode tirar dúvidas, dar sugestões, fazer reclamações e também buscar orientações. É um trabalho que não apenas encaminha, dá respostas e resolve as demandas da sociedade, como também reforça nossa proposta de termos um governo com transparência. É uma equipe esforçada que está de parabéns pelo reconhecimento”, disse Alam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário