Os conselheiros tutelares de Erechim e de mais três municípios do Alto Uruguai recebem capacitação através do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) para combater o abandono e a evasão escolar. O trabalho é feito através da Formação da Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (FICAI) Online, pelas professoras da Secretaria Municipal de Educação, Marcia Silva e Kátia Rossi.
Foram qualificados cerca de 20 conselheiros de Erechim, Barão de Cotegipe, Severiano de Almeida e Campinas do Sul. A iniciativa foi tomada em conjunto com Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicae), Ministério Público, Conselho Municipal de Educação (CME) e Secretaria Municipal de Educação.
“A formação teve as finalidades de capacitar os conselheiros tutelares a trabalhar com a FICAI, de realizar o acesso e recebimento da ficha e de dar prosseguimento aos encaminhamentos necessários, além tirar as dúvidas. A partir do prazo previsto para encaminhamento da FICAI, os conselheiros já podem começar a realizar o trabalho de retorno do estudante infrequente à escola”, explicou Kátia.
O encontro de formação, que aconteceu no dia 12 de novembro, contou com a presença do promotor de Justiça João Manzano, da presidente do CME, Maria Salete Torres, da vice-presidente do Comdicae, Elisabete Mazukevicz, e de representantes da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
“Com a FICAI online podemos trabalhar mais rápido no nosso objetivo maior, que é o retorno do estudante à escola sem que tenha prejuízo no aprendizado. Com isso, garantimos que os direitos dos alunos sejam preservados”, ressaltou Kátia.
Disponível em: http://www.jornalboavista.com.br/site/noticia/33654/conselheiros-de-erechim-e-regiao-sao-capacitados-para-combater-evasao-escolar. Acesso em: 20/11/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário