quinta-feira, julho 04, 2013

Projeto realizado na EMEF Paiol Grande


         As professoras Rochele de Carvalho (ciências) e Sara Provin (matemática), aplicaram o projeto abaixo em uma das turmas de oitava série da EMEF Paiol Grande. O mesmo foi um sucesso e serve de sugestão para quem quiser experimentar.

    1. Título do projeto
      Análise da interferência da temperatura nas mudanças de estados físicos da água.
  1. Escola
      Escola Municipal de Ensino Fundamental Paiol Grande
  1. Série em que o projeto será desenvolvido
      9º Ano
  1. Disciplinas envolvidas
      Química, Física e Matemática
  1. Temas abordados
    *Mudanças de estados físicos da matéria;
    *Interpretação dos dados obtidos em tabelas e gráficos;
    *Análise sobre a interferência da temperatura durante as mudanças de estados físicos da água.
  1. Mídias disponíveis na escola para integrar
    * Data show
    * Netbook
  1. Objetivos
    *Verificar os diferentes estados físicos em que a água se encontra na natureza;
    *Perceber a interferência da temperatura no processo de mudança de estado físico da água;
    *Comprovar através de experimento qual a temperatura necessária para mudança de estado físico da água;
    *Representar os resultados obtidos em tabelas considerando o tempo e a temperatura necessária para que ocorra mudança de estados físicos da água;
    *Usar os resultados descritos na tabela para elaborar um gráficos no programa BrOffice Calc.
  1. Metodologia
    1º Passo: Em sala de aula conceituar os estados físicos e propriedades da água utilizando desenhos e ilustrações que identificam o movimento das moléculas de água nos estados sólido, líquido e gasoso.
    2º Passo: Visualizar um vídeo sobre as mudanças de estados físicos da água utilizando data show.
    3º Passo: No laboratório de ciências, realizar o experimento sobre mudanças de estados físicos da água, utilizando os seguintes materiais:
  • termômetro
  • cronômetro
  • béquer
  • tela de amianto
  • lamparina
  • fósforo
  • cubos de gelo
    4º Passo: Escolher um estudante para desenvolver cada uma das atividades abaixo:
a) cuidar o termômetro
b) cuidar o cronômetro
      c) anotar no quadro o tempo e a temperatura correspondente
      Para facilitar o relatório dos dados, os valores obtidos serão dispostos em uma tabela como mostra o exemplo abaixo:
Tempo (min)
Temperatura (C°)
1
15
2
16
3
17
4
23
5
25
6
27
Tabela 1: Exemplo de alguns valores de tempo e temperatura para o ponto de fusâo e ebulição da água.
  1. Resultados esperados
    Com os dados obtidos através do experimento, esperasse que os estudantes utilizando o software BrOffice Calc, construam uma tabela possibilitando o desenvolvimento de gráficos para interpretação e análise da influencia do tempo e da temperatura sobre o ponto de fusão e ebulição.
  1. Critérios de avaliação
A avaliação do projeto será realizada de forma qualitativa e quantitativa. A participação, o interesse dos estudantes serão considerados durante todas as etapas do projeto.
  1. Forma de socialização das produções
    Ao finalizar a tarefa os estudantes irão apresentar aos colegas através de um seminário a relação entre tempo, temperatura e mudanças de estados físicos da água.
  1. Cronograma
Atividade
Quantidade de períodos
Data
Elaboração do projeto
10/06/13

10/06/13
Aplicação com estudantes - Passo 1
4 períodos
11/06/13 a 14/06/13
Aplicação com estudantes - Passo 2
1 período
17/06/13
Aplicação com estudantes - Passo 3
2 períodos
18/06/13
Aplicação com estudantes - Passo 4
2 períodos
25/06/13
Seminário de apresentação final
2 períodos
28/06/13
Apresentação do projeto

06/07/13
  1. Referências
         A Química, coleção Vida e Ciência, Círculo de Leitores, Lisboa, 1990
BARROS, C., PAULINO, Wilson Roberto. Ciências. São Paulo: Ática, 2002.
MENES & LELLIS.
Matemática. Rio de Janeiro: Scipione.
VALLE, Cecília.
Ciências. Ed Positivo, 2005 

Veja algumas fotos do trabalho:






 



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