As professoras Rochele de Carvalho (ciências) e Sara Provin (matemática), aplicaram o projeto abaixo em uma das turmas de oitava série da EMEF Paiol Grande. O mesmo foi um sucesso e serve de sugestão para quem quiser experimentar.
1. Título do projeto
Análise
da interferência da temperatura nas mudanças de estados físicos
da água.
- EscolaEscola Municipal de Ensino Fundamental Paiol Grande
- Série em que o projeto será desenvolvido9º Ano
- Disciplinas envolvidasQuímica, Física e Matemática
- Temas abordados*Mudanças de estados físicos da matéria;*Interpretação dos dados obtidos em tabelas e gráficos;*Análise sobre a interferência da temperatura durante as mudanças de estados físicos da água.
- Mídias disponíveis na escola para integrar* Data show* Netbook
- Objetivos*Verificar os diferentes estados físicos em que a água se encontra na natureza;*Perceber a interferência da temperatura no processo de mudança de estado físico da água;*Comprovar através de experimento qual a temperatura necessária para mudança de estado físico da água;*Representar os resultados obtidos em tabelas considerando o tempo e a temperatura necessária para que ocorra mudança de estados físicos da água;*Usar os resultados descritos na tabela para elaborar um gráficos no programa BrOffice Calc.
- Metodologia1º Passo: Em sala de aula conceituar os estados físicos e propriedades da água utilizando desenhos e ilustrações que identificam o movimento das moléculas de água nos estados sólido, líquido e gasoso.2º Passo: Visualizar um vídeo sobre as mudanças de estados físicos da água utilizando data show.3º Passo: No laboratório de ciências, realizar o experimento sobre mudanças de estados físicos da água, utilizando os seguintes materiais:
- termômetro
- cronômetro
- béquer
- tela de amianto
- lamparina
- fósforo
- cubos de gelo
4º Passo: Escolher um estudante
para desenvolver cada uma das atividades abaixo:
a) cuidar o termômetro
b) cuidar o cronômetro
c) anotar no quadro o tempo e a
temperatura correspondente
Para facilitar o relatório dos
dados, os valores obtidos serão dispostos em uma tabela como
mostra o exemplo abaixo:
-
Tempo (min)Temperatura (C°)115216317423525627
Tabela 1:
Exemplo de alguns valores de tempo e temperatura para o ponto de
fusâo e ebulição da água.
- Resultados esperadosCom os dados obtidos através do experimento, esperasse que os estudantes utilizando o software BrOffice Calc, construam uma tabela possibilitando o desenvolvimento de gráficos para interpretação e análise da influencia do tempo e da temperatura sobre o ponto de fusão e ebulição.
- Critérios de avaliação
A avaliação do projeto será
realizada de forma qualitativa e quantitativa. A participação, o
interesse dos estudantes serão considerados durante todas as etapas
do projeto.
- Forma de socialização das produçõesAo finalizar a tarefa os estudantes irão apresentar aos colegas através de um seminário a relação entre tempo, temperatura e mudanças de estados físicos da água.
- Cronograma
-
AtividadeQuantidade de períodosDataElaboração do projeto10/06/13
10/06/13Aplicação com estudantes - Passo 14 períodos11/06/13 a 14/06/13Aplicação com estudantes - Passo 21 período17/06/13Aplicação com estudantes - Passo 32 períodos18/06/13Aplicação com estudantes - Passo 42 períodos25/06/13Seminário de apresentação final2 períodos28/06/13Apresentação do projeto
06/07/13
- Referências
A
Química,
coleção Vida e Ciência, Círculo de Leitores, Lisboa, 1990
BARROS,
C., PAULINO, Wilson Roberto. Ciências.
São Paulo: Ática, 2002.
MENES & LELLIS. Matemática. Rio de Janeiro: Scipione.
VALLE, Cecília. Ciências. Ed Positivo, 2005
MENES & LELLIS. Matemática. Rio de Janeiro: Scipione.
VALLE, Cecília. Ciências. Ed Positivo, 2005
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