terça-feira, setembro 24, 2013

NTM realiza encontro de formação dos Monitores do Acompanhamento Pedagógico do Mais Educação

Data: 19/09/2013
Formação abordou entre outros temas a importância do uso de vídeos nas atividades escolares

    A Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de promover ações integradas que visam a melhoria do processo ensino aprendizagem, realizou no dia 9 de setembro mais um Encontro de Formação dos Monitores do Acompanhamento Pedagógico do Programa Mais Educação das Escolas Públicas de Ensino Fundamental.
     Na oportunidade, a Secretária Adjunta de Educação Juliane Bonez destacou a importância de cada um no processo educativo, bem como no aumento do IDEB das escolas em que atuam. Estiveram presentes no Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) os professores comunitários, professores, monitores e estagiários do Macrocampo, Acompanhamento Pedagógico (Matemática, Português, Ciências e Letramento), juntamente com a Coordenadora do PROETI, Carina Zanchet e da Diretora de Informática Educativa, Márcia Silva.
     A Coordenadora Pedagógica do Núcleo Tecnológico Municipal Cristiane M. De Bona, apresentou as ações e os programas voltados à Informática Educativa no Sistema Municipal de Ensino e falou sobre a importância do uso de Vídeos nas atividades escolares.
   Em seguida a Técnica de Tecnologia da Informação, Tatiane Paula Lira, apresentou o programa de edição de vídeo a ser utilizado (OpenShot). A proposta consiste na utilização de imagens trazidas pelos cursistas para edição de um vídeo que deverá ser apresentado na próxima quinta-feira (26) no Núcleo Tecnológico Municipal.
    Para que o professor possa propor boas situações de aprendizagem utilizando os computadores, é fundamental conhecer os softwares que se pretende utilizar para problematizar conteúdos curriculares. Por isso, cada software deve ser explorado pelos professores com o objetivo de identificar as possibilidades de trabalho pedagógico.
   O grande desafio da atualidade consiste em trazer essa nova realidade para dentro da sala de aula, o que implica em mudar, de maneira significativa, o processo educacional como um todo, lembrando que levar o computador para a sala de aula não significa a solução para todos os programas educacionais, é preciso ensinar a utilizar a tecnologia de forma consciente, enfatizando os valores morais.
  Segundo a Diretora de Informática Educativa, Márcia Silva, “trabalhar na perspectiva tecnológica, inserindo a possibilidade de diferentes ambientes educacionais, permite ao estudante produzir novas formas de construir o conhecimento, favorecendo a aprendizagem individual e coletiva, desenvolvendo assim a colaboração entre os estudantes. Mudança é palavra de ordem na sociedade atual. A educação não pode ficar alheia. A inclusão da informática na educação deverá mudar a maneira como aprendemos e poderá ajudar a formar cidadãos críticos, criativos e preparados para a construção de um projeto de uma sociedade melhor para todos”, destacou.

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