A Professora Joana
Openkoski, da EMEF Paiol Grande, elaborou e realizou um projeto que
comparava o livro com o computador através de várias atividades com
a turma do 2º ano 3.
O objetivo do trabalho
foi comparar a escola de algum tempo atrás com a escola atual,
instigando os estudantes e os pais a fazer um comparativo entre o uso
do livro e do computador ambos presentes na escola hoje.
Entrevista com os pais |
Para
o desenvolvimento do projeto a tarefa de incentivo foi assistirem ao
vídeo: Helpdesk dublado, e conversarem sobre o mesmo, salientando a
importância dos livros.
A
tarefa seguinte consistiu em realizar uma entrevista com os pais ou
responsáveis perguntando sobre as tecnologias existentes na escola
em que os pais estudavam. As entrevistas foram apresentadas na aula
seguinte e a professora contou a História “É um Livro” de Lane
Smith. Num segundo momento, os estudantes através de recortes de
revistas, construíram um painel que apresentava as diferenças entre
o livro e o computador.
Crianças jogando |
Outra
atividade referente ao projeto, a turma e a professora, em conjunto,
escolheram algumas figuras referentes ao livro e ao computador para
confeccionar um jogo da memória. Os estudantes, “bateram as
cartinhas”, e dois a dois jogaram o jogo da memória. Conforme
viravam as cartinhas, tinham a tarefa de elaborar uma frase sobre a
cartinha e registrar nos cadernos. Depois disto foram ao laboratório
de informática onde digitaram as frases criadas durante o jogo e observaram outras imagens.
Em
outra aula, a professora explanou sobre fotografias e os estudantes
puderam folhar vários livros e fazer leitura dos mesmos observando
suas imagens. Escolhidas as imagens realizou-se a reprodução desta
imagem.
O
fechamento das atividades consistiu em escrever e desenhar as
diferenças entre o livro e o computador.
De
fato os livros e computadores não excluem uns aos outros, pelo
contrário podem ser complementares e contribuir significativamente
para o aprendizado.
Confira outros momentos e produções deste ótimo trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário