INFORMÁTICA EDUCATIVA NAS ESCOLAS DE
EDUCAÇÃO INFANTIL DO SISTEMA PÚBLICO
MUNICIPAL DE ENSINO DE ERECHIM
Cristiane
Menegatt De Bona¹; Márcia
Silva²; Morgane Fátima
Senhori Soares¹; Paula
Sperandio¹; Rochele
Fernanda Molin de Carvalho¹;
Sara Provin¹
Introdução
Por
meio da evolução tecnológica muitas mudanças vem ocorrendo no
mundo e na sociedade em geral (meios de produção, comunicação) e
estas refletem especialmente na educação, que exigem mudanças nas
escolas e no seu fazer pedagógico. Muito tem se falado no termo
Informática Educativa, que segundo documento produzido pelo MEC,
significa a
inserção do computador no processo de ensino aprendizagem dos
conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da
educação, sendo os assuntos de uma determinada disciplina da grade
curricular desenvolvidos por intermédio do computador.
No
que se refere a Educação Infantil e a Informática Educativa,
devemos lembrar que a mesma deve contemplar o projeto político
pedagógico da escola, levando em consideração a idade das
crianças, contextualizando com a realidade. O professor, seja de
qual etapa do ensino for (do infantil ao universitário), deve e
precisa conhecer e ter critérios para a escolha do software de
acordo com o grau dos seus alunos e com as propostas pedagógicas que
ele destinou à sua atividade de ensino (FRANCISCO e MACHADO,
2009). Para a eficácia da Informática Educativa na Educação
Infantil o professor deve ter um planejamento prévio e coerente,
além de conhecer o software a ser utilizado.
Nesta
perspectiva o trabalho realizado pelo Núcleo Tecnológico Municipal
de Erechim teve como objetivo permitir o contato das crianças com o
laboratório de informática das Escolas Municipais de Educação
Infantil, bem como apresentar as possibilidades deste ambiente de
modo a estimular os professores para a utilização do mesmo em sua
prática pedagógica, vindo de encontro as necessidades da escola.
Metodologia
Mediante
agendamento prévio foi apresentada a proposta de trabalho para os
professores e equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação
Infantil, em seu horário de planejamento escolar. No Laboratório de
Informática os professores receberam orientações para viabilizar
o uso do mesmo com as crianças.
Num
segundo momento, as professoras e a Técnica em Tecnologia da
Informação do Núcleo Tecnológico Municipal desenvolveram um
trabalho diretamente com as crianças de todas as turmas de Pré B
das Escolas Públicas de Educação Infantil que fazem parte do
Sistema Municipal de Ensino de Erechim.
A
finalidade desta atividade foi sensibilizar as crianças para o uso
do LABIN, apresentar o computador e suas partes e permitir o contato
das crianças com o mesmo. Em seguida foi apresentada uma história
digital “Bom dia todas as cores” (Ruth Rocha), após foi proposto
que todos representassem a mesma através de um desenho no
computador, utilizando o programa “Tux Paint”.
Na oportunidade as crianças aprenderam como: ligar, desligar o
computador e abrir e fechar os programas.
¹Núcleo
Tecnológico Municipal de Erechim – ntm@erechim.rs.gov.br;
²Diretoria de Informática Educativa, Secretaria Municipal de
Educação de Erechim – die@erechim.rs.gov.br
Considerações Finais
Ao
concluir o trabalho observamos que, a maioria das crianças não tem
ou nunca teve contato com o computador, no entanto, todas
demonstraram satisfação ao realizar a atividade. Observamos também
que, os que já tinham contato com o computador apresentaram maior
facilidade com o manuseio do mouse e coordenação para o desenho e
foram receptivos à ideia de auxiliar os colegas na execução da
tarefa proposta.
Acreditamos
que esta intervenção contribuirá para o uso mais frequente dos
LABINs podendo auxiliar no processo ensino aprendizagem,
desenvolvendo habilidades através do uso deste recurso.
Referências
Bibliográficas
Ministério
da Educação -MEC. VALENTE, José Armando (org.). O computador na
sociedade do conhecimento. Coleção Informática para mudança
na educação. 116p.
FRANCISCO,
Deise Juliana e MACHADO, Glaucio José Couri. Reflexão
Teórico-Prática sobre o uso da Informática Educativa na Educação
Infantil, (p. 15-23). In: MENEZES,
Mireila de Souza; FRANCISCO, Denise Arina (org). Reflexões
sobre as Práticas Pedagógicas, Ed.
Feevale, Novo Hamburgo, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário