quarta-feira, setembro 18, 2013

Núcleo Tecnológico Municipal participa de II Fórum Regional de Educação Infantil

 INFORMÁTICA EDUCATIVA NAS ESCOLAS DE
EDUCAÇÃO INFANTIL DO SISTEMA PÚBLICO
MUNICIPAL DE ENSINO DE ERECHIM



 
Cristiane Menegatt De Bona¹; Márcia Silva²; Morgane Fátima Senhori Soares¹; Paula Sperandio¹; Rochele Fernanda Molin de Carvalho¹; Sara Provin¹

Introdução

Por meio da evolução tecnológica muitas mudanças vem ocorrendo no mundo e na sociedade em geral (meios de produção, comunicação) e estas refletem especialmente na educação, que exigem mudanças nas escolas e no seu fazer pedagógico. Muito tem se falado no termo Informática Educativa, que segundo documento produzido pelo MEC, significa a inserção do computador no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação, sendo os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular desenvolvidos por intermédio do computador.
No que se refere a Educação Infantil e a Informática Educativa, devemos lembrar que a mesma deve contemplar o projeto político pedagógico da escola, levando em consideração a idade das crianças, contextualizando com a realidade. O professor, seja de qual etapa do ensino for (do infantil ao universitário), deve e precisa conhecer e ter critérios para a escolha do software de acordo com o grau dos seus alunos e com as propostas pedagógicas que ele destinou à sua atividade de ensino (FRANCISCO e MACHADO, 2009). Para a eficácia da Informática Educativa na Educação Infantil o professor deve ter um planejamento prévio e coerente, além de conhecer o software a ser utilizado.
Nesta perspectiva o trabalho realizado pelo Núcleo Tecnológico Municipal de Erechim teve como objetivo permitir o contato das crianças com o laboratório de informática das Escolas Municipais de Educação Infantil, bem como apresentar as possibilidades deste ambiente de modo a estimular os professores para a utilização do mesmo em sua prática pedagógica, vindo de encontro as necessidades da escola.

Metodologia

Mediante agendamento prévio foi apresentada a proposta de trabalho para os professores e equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil, em seu horário de planejamento escolar. No Laboratório de Informática os professores receberam orientações para viabilizar o uso do mesmo com as crianças.
Num segundo momento, as professoras e a Técnica em Tecnologia da Informação do Núcleo Tecnológico Municipal desenvolveram um trabalho diretamente com as crianças de todas as turmas de Pré B das Escolas Públicas de Educação Infantil que fazem parte do Sistema Municipal de Ensino de Erechim.
A finalidade desta atividade foi sensibilizar as crianças para o uso do LABIN, apresentar o computador e suas partes e permitir o contato das crianças com o mesmo. Em seguida foi apresentada uma história digital “Bom dia todas as cores” (Ruth Rocha), após foi proposto que todos representassem a mesma através de um desenho no computador, utilizando o programa “Tux Paint”. Na oportunidade as crianças aprenderam como: ligar, desligar o computador e abrir e fechar os programas.


¹Núcleo Tecnológico Municipal de Erechim – ntm@erechim.rs.gov.br; ²Diretoria de Informática Educativa, Secretaria Municipal de Educação de Erechim – die@erechim.rs.gov.br


Considerações Finais

Ao concluir o trabalho observamos que, a maioria das crianças não tem ou nunca teve contato com o computador, no entanto, todas demonstraram satisfação ao realizar a atividade. Observamos também que, os que já tinham contato com o computador apresentaram maior facilidade com o manuseio do mouse e coordenação para o desenho e foram receptivos à ideia de auxiliar os colegas na execução da tarefa proposta.
Acreditamos que esta intervenção contribuirá para o uso mais frequente dos LABINs podendo auxiliar no processo ensino aprendizagem, desenvolvendo habilidades através do uso deste recurso.
Referências Bibliográficas

Ministério da Educação -MEC. VALENTE, José Armando (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Coleção Informática para mudança na educação. 116p.

FRANCISCO, Deise Juliana e MACHADO, Glaucio José Couri. Reflexão Teórico-Prática sobre o uso da Informática Educativa na Educação Infantil, (p. 15-23). In: MENEZES, Mireila de Souza; FRANCISCO, Denise Arina (org). Reflexões sobre as Práticas Pedagógicas, Ed. Feevale, Novo Hamburgo, 2009.




Nenhum comentário:

Postar um comentário