Quando consideramos o acesso cada vez maior às informações, podemos perceber a importância que os mapas têm nos dias de hoje. Os mapas representam e sintetizam informações históricas, políticas, econômicas, físicas e biológicas de diferentes lugares do mundo. No passado, eles eram documentos confidenciais, que circulavam somente entre aqueles que participavam do poder.
Outro tipo de mapa, que pode ser largamente explorado no ensino de Geografia e História, são os mapas conceituais, estes compõem um grande recurso para detectar e apreciar o que os alunos já sabem e são proveitosos enquanto apoio ao esquema de percursos de aprendizagem.
Pensando assim, a oficina realizada no Núcleo Tecnológico Municipal, pela formadora Paula Sperandio, tem como objetivo instrumentalizar os professores para que possam utilizar o software CmapTools, para desenvolver mapas conceituais com os estudantes seja para revisão de conteúdos, assimilação ou até mesmo avaliação. A mesma tem dois encontros, um realizado no dia 12 de agosto e o próximo no dia 26, nos quais alem do software serão trabalhados também os museus virtuais e as úmeras possibilidades contidas no site do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O primeiro encontro contou também com a presença do Secretário Municipal de Educação Alderi Oldra e da Diretora de Informática Educativa Márcia Silva, que frisaram a importância da formação continuada, do aprendizado constante e da troca de experiências para enriquecimento do trabalho de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário