Os estudos da população realizados na disciplina de geografia, na s 8ªs séries da EMEF Othelo Rosa, foram desenvolvidos de uma maneira diferente, em visita ao cemitério, espaço que oferece muitas informações que foram aproveitadas pela professora Eunice e pelos estudantes para aprimorar conhecimentos.
Num primeiro momento
foi explicado os passos para que a atividade se realizasse: quando
iria acontecer, quanto tempo teriam para realizá-la, além de terem
clareza sobre os objetivos e intenção dos exercícios,
estabelecendo assim a ligação da atividade com o conteúdo
estudado em sala de aula. Também foi explicado
aos estudantes que a coleta dos dados seria feita no Cemitério Santa
Cruz. Ambiente este, que merece respeito sendo que todos deveriam
comportar-se adequadamente. Os estudantes realizaram as seguintes atividades:
1º Passo:
Separá-los em duplas e entregar a planilha para a coleta dos dados.
Exemplo
Data de nascimento
|
Data de falecimento
|
Idade de falecimento
|
Sexo
feminino
|
Sexo masculino
|
Apresentação do túmulo
|
|
|
|
|
|
BOM
REGULAR RUIM
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2º Passo: Após
preenchida a planilha, foi feito o cálculo da idade de falecimento
dos indivíduos e em seguida, calculada a média de idade de
falecimento e a contagem da quantidade de homens e mulheres.
3º Passo: Os
estudantes responderam um questionário para interpretar os dados
coletados durante a pesquisa.
1- Qual foi a média da
expectativa de vida da população pesquisada?
2- Entre os dados
pesquisados, havia maior número de homens ou mulheres?
4- A apresentação do
túmulo reflete a situação econômica da família? Justifique sua
resposta.
Estas questões foram
fundamentais para que os estudantes pudessem interiorizar os
objetivos da pesquisa e poder compreender que os dados coletados nos
revelam muito sobre a população do lugar. Ao exporem as
respostas aos colegas, muitos relataram sobre a quantidade de jovens
falecidos, então a professora mediou a conversa e argumentou sobre a
realidade e os problemas sociais os quais estes indivíduos
supostamente estiveram expostos.
4º
Passo: Elaboração e preenchimento da tabela nos net's. ( Para a
realização desta atividade, a professora recebeu auxílio dos
estudantes que já possuíam habilidades para elaborar tabelas no
programa do computador).
5º
Passo: A partir da elaboração da tabela, os estudantes puderam
transformar estas informações em gráficos, que em seguida seriam
expostos para os demais colegas da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário