terça-feira, agosto 12, 2014

Estudos da População


   
     Os estudos da população realizados na disciplina de geografia, na s 8ªs séries da EMEF Othelo Rosa, foram desenvolvidos de uma maneira diferente, em visita ao cemitério, espaço que oferece muitas informações que foram aproveitadas pela professora Eunice e pelos estudantes para aprimorar conhecimentos.
Num primeiro momento foi explicado os passos para que a atividade se realizasse: quando iria acontecer, quanto tempo teriam para realizá-la, além de terem clareza sobre os objetivos e intenção dos exercícios, estabelecendo assim a ligação da atividade com o conteúdo estudado em sala de aula. Também foi explicado aos estudantes que a coleta dos dados seria feita no Cemitério Santa Cruz.   Ambiente este, que merece respeito sendo que todos deveriam comportar-se adequadamente. Os estudantes realizaram as seguintes atividades:

1º Passo: Separá-los em duplas e entregar a planilha para a coleta dos dados.
Exemplo
Data de nascimento
Data de falecimento
Idade de falecimento
Sexo
feminino
Sexo masculino
Apresentação do túmulo





BOM REGULAR RUIM














2º Passo: Após preenchida a planilha, foi feito o cálculo da idade de falecimento dos indivíduos e em seguida, calculada a média de idade de falecimento e a contagem da quantidade de homens e mulheres.
3º Passo: Os estudantes responderam um questionário para interpretar os dados coletados durante a pesquisa.
As questões referiam-se sobre :
1- Qual foi a média da expectativa de vida da população pesquisada?
2- Entre os dados pesquisados, havia maior número de homens ou mulheres?
3- De acordo com a apresentação do túmulo em qual conceito se enquadram a maioria?
4- A apresentação do túmulo reflete a situação econômica da família? Justifique sua resposta.
    Estas questões foram fundamentais para que os estudantes pudessem interiorizar os objetivos da pesquisa e poder compreender que os dados coletados nos revelam muito sobre a população do lugar. Ao exporem as respostas aos colegas, muitos relataram sobre a quantidade de jovens falecidos, então a professora mediou a conversa e argumentou sobre a realidade e os problemas sociais os quais estes indivíduos supostamente estiveram expostos.
4º Passo: Elaboração e preenchimento da tabela nos net's. ( Para a realização desta atividade, a professora recebeu auxílio dos estudantes que já possuíam habilidades para elaborar tabelas no programa do computador).
5º Passo: A partir da elaboração da tabela, os estudantes puderam transformar estas informações em gráficos, que em seguida seriam expostos para os demais colegas da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário