terça-feira, agosto 12, 2014

Surgimento dos super-heróis é tema de aula na EMEF Othelo Rosa

     A professora Eunice Foppa, desenvolveu com as turmas de 8 séries da EMEF Othelo Rosa, uma pesquisa sobre a guerra fria, na disciplina de História, que relatava o surgimento dos super-heróis durante este período e o contexto social que propiciou a criação destas figuras que estão no imaginário e na mídia até os dias atuais.

   A atividade foi desenvolvida da seguinte maneira, após a explicação sobre contexto social o qual os países encontravam-se, ficou claro que essa relação com a manutenção do poder, estava relacionada com a época de surgimento de grande parte dos super-heróis existentes hoje no mundo.
   Os estudantes realizaram uma pesquisa na internet e verificaram que estes seres começaram a surgir na esteira dos eventos verificados na 2ª Guerra Mundial e na época da guerra fria, nas quais, os grandes inimigos eram o nazismo e sucessivamente o comunismo.     Neste momento, o povo norte-americano que sentia-se ameaçado e encontrava-se sob forte risco de desaparecer, procuraram por todos os meios se precaver contra qualquer ameaça neste sentido. Durante a realização da pesquisa, o professor deixou que os estudantes escolhessem sobre quais os super- heróis iriam desenvolver a atividade.
    Como exemplo mencionamos - o Super-Homem, chamado pelos nazistas de judeu que surgiu neste contexto. Ele personifica o inimigo dos nazistas, posicionando-se claramente em favor dos Estados Unidos. Depois, temos o Homem de Ferro, que surgiu no contexto da guerra do Vietnã, na qual o inimigo eram os comunistas orientais.
   Por fim, vale citar o exemplo mais forte, o Capitão América. Esta personagem, surgiu durante a 2ª Guerra Mundial. O soldado Steve Rogers serviu de cobaia num experimento científico, cujo objetivo era criar soldados norte-americanos sobre-humanos para combater na 2ª Grande Guerra. Ele teria sido o responsável por várias vitórias do exército norte-americano, impedindo assim que uma nova Ordem fosse estabelecida naquela sociedade.
  Esta atividade foi muito bem recebida pelos educandos, pois praticamente todos conheciam as histórias dos super-heróis. Assim, coube a professora explicar que o contexto o qual surgiram estes personagens nos faz compreender que estão sempre carregados de forte conteúdo ideológico, que pregam ainda a apatia política e social, pois mostra que quem se levanta contra o sistema, representa o mal, e aqueles que lutam pela manutenção do mesmo, são os "mocinhos" e sempre vencem no final.
     Após a conclusão da pesquisa os alunos elaboraram slides e apresentaram aos colegas da turma, concluindo que a ideologia que esta por trás destes personagens procura incutir na mente dos mais jovens, já que este é o público alvo das histórias, que o melhor é se adaptar ao sistema, ainda que este não lhe agrade, do que se levantar contra ele, pois no final, o sistema vigente vai continuar vigente, e o revoltado será derrotado!




Nenhum comentário:

Postar um comentário